A escola tem uma importante função social e, por
isso, necessita ser conhecida e analisada dentro
da Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Este artigo refere-se ao estudo de caso desenvolvido
em uma das escolas municipais pioneiras
na implantação dos laboratórios de informática do
Proinfo em Bagé. Nesta pesquisa teve-se como
problemática verificar as mudanças, não só no
processo de ensino e aprendizagem, mas também
nas concepções e atitudes por parte de toda a
escola frente à mídia informática. O objetivo geral
pautou-se no conhecimento e análise deste novo
cenário. Sendo assim, destaca-se a realidade da
escola e são encaminhadas possibilidades quanto
à informática na prática pedagógica.
É indiscutível o fato de que estamos vivendo
um tempo de mudanças profundas no nosso
modo de pensar e agir, influenciados pelos novos
preceitos da Sociedade da Informação e do
Conhecimento. O mundo não tem mais fronteiras
e o conhecimento passa a ser construído e
modificado ativamente, por meio da ampliação
do acesso e divulgação de informações.
Esse contexto afeta diretamente a educação,
demanda novas formas de ensinar e de aprender,
rompe paradigmas e ultrapassa fronteiras.
Em se tratando de escola pública, o Governo
Federal criou um programa de informatização
das escolas, o Proinfo, no qual o município de
Bagé foi beneficiado, bem como boa parte das
escolas da rede municipal, desde o ano de
2008, propiciando a instalação de laboratórios
de informática para uso dos alunos.
No interesse de discutir possibilidades
frente a esse contexto que, efetivamente,
contribuam para a qualidade da educação,
realizou-se uma pesquisa que teve como
problemática verificar as mudanças não só
no processo de ensino e aprendizagem, mas
também nas concepções e atitudes por parte
de toda a escola frente ao acesso à informática.
O objetivo geral pautou-se no conhecimento
e análise deste novo cenário e os objetivos
específicos consistiram em: buscar dados
da Secretaria Municipal de Educação quanto
à implantação dos laboratórios de informática
nas escolas da rede; analisar a qualificação
e atuação dos professores, bem como do
coordenador do laboratório, já que esses
profissionais atuam em colaboração; verificar
como a escola acolheu a ideia de utilização
da informática no seu cotidiano, bem como
suas concepções a respeito do seu uso como
uma ferramenta de aprendizagem; conhecer e
analisar a realidade de utilização da informática
na escola, verificando a metodologia do
professor e os resultados na aprendizagem
dos alunos em relação ao seu uso.
Quanto à metodologia, tendo como
pressuposto a abordagem qualitativa em
educação, utilizou-se o estudo de caso, o qual
foi desenvolvido em uma das escolas que
fez parte do primeiro grupo beneficiado com
o laboratório de informática pelo Programa
Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo
na rede municipal de ensino. Os instrumentos
de coleta de dados abrangeram questionários
abertos, aplicados à direção, à supervisão,
aos professores e alunos, ao coordenador
do laboratório e ao responsável pelo setor
de informática da Secretaria Municipal de
Educação, e a análise do Projeto Pedagógico
e Regimento Escolar, no que se refere à
abordagem dada ao laboratório de informática
e a outras questões fundamentais referentes
às concepções da escola, uma vez que
esses documentos são base do trabalho na
instituição. Para a análise dos dados, optouse
pela análise descritiva.
A partir deste trabalho, pretendem-se ampliar
os conhecimentos e contribuir com a educação
num sentido amplo, tendo em vista que este
tema é relativamente novo no sistema municipal
de ensino em que foi realizada a pesquisa. Sendo
assim, muitas dúvidas, questionamentos e
mitos são frequentes não só entre professores,
mas também em toda a escola.

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