A ESCOLA NO MEIO DIGITAL: NOVOS DESAFIOS DO ENSINAR E DO APRENDER

A escola tem uma importante função social e, por isso, necessita ser conhecida e analisada dentro da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Este artigo refere-se ao estudo de caso desenvolvido em uma das escolas municipais pioneiras na implantação dos laboratórios de informática do Proinfo em Bagé. Nesta pesquisa teve-se como problemática verificar as mudanças, não só no processo de ensino e aprendizagem, mas também nas concepções e atitudes por parte de toda a escola frente à mídia informática. O objetivo geral pautou-se no conhecimento e análise deste novo cenário. Sendo assim, destaca-se a realidade da escola e são encaminhadas possibilidades quanto à informática na prática pedagógica.
É indiscutível o fato de que estamos vivendo um tempo de mudanças profundas no nosso modo de pensar e agir, influenciados pelos novos preceitos da Sociedade da Informação e do Conhecimento. O mundo não tem mais fronteiras e o conhecimento passa a ser construído e modificado ativamente, por meio da ampliação do acesso e divulgação de informações. Esse contexto afeta diretamente a educação, demanda novas formas de ensinar e de aprender, rompe paradigmas e ultrapassa fronteiras. Em se tratando de escola pública, o Governo Federal criou um programa de informatização das escolas, o Proinfo, no qual o município de Bagé foi beneficiado, bem como boa parte das escolas da rede municipal, desde o ano de 2008, propiciando a instalação de laboratórios de informática para uso dos alunos. No interesse de discutir possibilidades frente a esse contexto que, efetivamente, contribuam para a qualidade da educação, realizou-se uma pesquisa que teve como problemática verificar as mudanças não só no processo de ensino e aprendizagem, mas também nas concepções e atitudes por parte de toda a escola frente ao acesso à informática. O objetivo geral pautou-se no conhecimento e análise deste novo cenário e os objetivos específicos consistiram em: buscar dados da Secretaria Municipal de Educação quanto à implantação dos laboratórios de informática nas escolas da rede; analisar a qualificação e atuação dos professores, bem como do coordenador do laboratório, já que esses profissionais atuam em colaboração; verificar como a escola acolheu a ideia de utilização da informática no seu cotidiano, bem como suas concepções a respeito do seu uso como uma ferramenta de aprendizagem; conhecer e analisar a realidade de utilização da informática na escola, verificando a metodologia do professor e os resultados na aprendizagem dos alunos em relação ao seu uso. Quanto à metodologia, tendo como pressuposto a abordagem qualitativa em educação, utilizou-se o estudo de caso, o qual foi desenvolvido em uma das escolas que fez parte do primeiro grupo beneficiado com o laboratório de informática pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo na rede municipal de ensino. Os instrumentos de coleta de dados abrangeram questionários abertos, aplicados à direção, à supervisão, aos professores e alunos, ao coordenador do laboratório e ao responsável pelo setor de informática da Secretaria Municipal de Educação, e a análise do Projeto Pedagógico e Regimento Escolar, no que se refere à abordagem dada ao laboratório de informática e a outras questões fundamentais referentes às concepções da escola, uma vez que esses documentos são base do trabalho na instituição. Para a análise dos dados, optouse pela análise descritiva. A partir deste trabalho, pretendem-se ampliar os conhecimentos e contribuir com a educação num sentido amplo, tendo em vista que este tema é relativamente novo no sistema municipal de ensino em que foi realizada a pesquisa. Sendo assim, muitas dúvidas, questionamentos e mitos são frequentes não só entre professores, mas também em toda a escola.

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