Resumo: Neste trabalho, são propostas reflexões acerca do uso de novas tecnologias no
ensino da Matemática. Após a contextualização do tema, o texto apresenta os conceitos de
tecnologia educacional e de software educacional. Algumas questões são problematizadas
com o objetivo de fomentar discussões sobre o tema, principalmente considerando concepções
inadequadas em relação ao modo como alguns recursos e softwares educativos são inseridos
no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
Vivemos em uma sociedade em constante transformação. Porém, onde tudo parece se desenvolver de uma forma extremamente rápida, a prática docente segue, em muitos casos, a mesma linha de ensino de mais de dois séculos atrás. A lousa, os livros muitas vezes desatualizados, a régua de madeira, o velho diário, a lista de exercícios, ainda são os principais recursos utilizados por muitos professores. Enquanto o professor desenvolve sua aula, os alunos enviam mensagens de seus “ipods” ou acessam a internet, com aparelhos celulares cada vez mais avançados ou com seus “netbooks”.
Vivemos em uma sociedade em constante transformação. Porém, onde tudo parece se desenvolver de uma forma extremamente rápida, a prática docente segue, em muitos casos, a mesma linha de ensino de mais de dois séculos atrás. A lousa, os livros muitas vezes desatualizados, a régua de madeira, o velho diário, a lista de exercícios, ainda são os principais recursos utilizados por muitos professores. Enquanto o professor desenvolve sua aula, os alunos enviam mensagens de seus “ipods” ou acessam a internet, com aparelhos celulares cada vez mais avançados ou com seus “netbooks”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário